ir para a pagina inicial
contactos de Genuino e da equipa de apoio
visite a página da primeira viagem
Capítulos Diário de Bordo
 
1ª Açores -> Cabo Verde

2ª Cabo Verde -> Brasil

3ª Brasil -> Uruguai

4ª Argentina - Cabo Horn (Chile)

5ª Cabo Horn - Puerto Montt (Chile)

6ª Puerto Montt (Chile) - Ilha de Pascoa

7ª Ilha Páscoa - Polinésia Francesa

 

Desde as Ilhas Marquesas - Hiva Oa
27 de Abril de 2008

     
     

Caros amigos
Passado dia 23, pelas 18 horas locais, cheguei a Hiva - Oa, após 4000 milhas neste imenso Pacífico, com passagem pela Ilha de Páscoa. Por estas latitudes, o Pacífico tem quase sempre ventos favoráveis (os alisios), o que permite uma navegação calma e, sobretudo, sem mudanças bruscas como as que aconteceram lá mais para Sul.
As ilhas Marquesas são 5 ilhas, no 'coração' da Polinésia Francesa, são ilhas vulcânicas, como essas nossas lindas Açores! A densidade populacional é pequena, isto se tivermos em conta outras como Bora Bora ou, a maior de todas, Tahiti.
As pessoas vivem da terra (agricultura), dos empregos do Governo, de negócios ou da Autarquia e de algum turismo que por aqui começa a ter expessão. Os Marquisianos são, tantos os homens como as mulheres, de compleição forte, amáveis e recebem bem aqueles que tal como eu demandam estas ilhas no fim do Mundo! Aqui, tal como referiu Gauguin ou J. Brel, a vida decorre sem pressas, quase que primitivamente, neste ainda paraíso, onde Paul Gauguin realizou a parte mais importante da sua vida como pintor. É aqui que este mestre está sepultado algures perto da campa de outro famoso - Jacques Brel. Na verdade o cemitério de Atuona, em Hiva Oa hoje tornou-se quase como lugar de peregrinação. A par da última morada destes dois grandes artistas, há o complexo museológico PAUL GAUGUIN e o angar que alberga o JO JO ou seja, o aviao de Brel. No museu de Gauguin podemos observar óptimas cópias da maioria das suas pinturas, assim como muita documentação acerca da presença deste grande pintor na Polinésia e, nomeadamente, nas Marquesas que ele amou. Os seus quadros retratam as crenças, os costumes, a vida das gentes destas lindas ilhas. No angar de Brel, para além do JO JO, pelas paredes e não só, há cartazes, escritos, fotos que retratam razoavelmente a vida desse grande da canção Francesa dos anos 60, 70, de hoje e de sempre!
Aquando da minha primeira volta ao Mundo, passei por esta ilha e, numa das minhas caminhadas, encontrei por uma escola. Nessa escola falei para alunos e alguns professores acerca dos Açores. Agora, procurei a mesma escola que, todavia, já não existia. Em seu lugar há outra construída em 2003 e que ontem (25 de Abril) comemorava o DIA DA ESCOLA. Fui convidado a assistir espectáculos organizados pelos alunos, assim como para o almoço onde duas professoras da antiga escola me reconheceram. Também durante o almoço conheci o Sr. Vice-presidente da Autarquia de Atuona, com quem conversei acerca de minhas viagens, de nossas ilhas e, claro, acerca das Marquesas.
Meus amigos, chegar a Hiva-Oa foi quase como chegar a casa! Quando me aproximava de terra, reconheci montanhas e locais. No mar avistei aves também conhecidas, apanhei uma albacora que salguei para os tais dias sem pesca.
Meus caros amigos, aqui estou quase como na minha ilha. Sou bem recebido pelas pessoas e na rua, quando passo, saudam-me. Hoje estou convidado para uma festa de aniversário.
Amanhã (domingo) irei ao cemitério, colocarei na campa de Brel uma placa metálica que, em nome do Peter Café Sport e meu, atestará a passagem do Hemingway por esta Ilha.
Dia 28 seguirei viagem com destino à Takaroa onde espero reencontrar amigos feitos então ainda na Primeira Viagem.
Desde as Ilhas Marquesas, Hiva-Oa
Com um grande abraço
Genuino Madruga

 

   
voltar ao topo  
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------    

 

II viagem
patrocinador dutras Lda Site do patrocinador Toshiba patrocinador Seatec Max Sea - marine software AST - global satellite communications patrocinador Mutua dos pescadores Camara municipal da horta site oficial de turismo dos acores site do governo dos acores

Copyright © 2007 Genuíno Madruga

Genuíno Madruga recomenda que a
página seja visualizada com:

firefox2   firefox1