O «velho» pescador de Hemingway morreu aos 104 anos

O pescador que inspirou Ernest Hemingway a escrever o livro «O Velho e o Mar» morreu de cancro, aos 104 anos. Gregorio Fuentes foi o capitão do barco de Hemingway, durante os 30 anos que este viveu em Cuba. O pescador e o escritor desenvolveram uma forte amizade e crê-se que a personagem principal de «O Velho e o Mar» foi baseada no cubano.

    

 


«Tudo nele era velho excepto os seus olhos, e estes eram da mesma cor do mar e eram alegres e invencíveis», escreveu Hemingway no romance galardoado com o Prémio Nobel em 1952.

Visto como uma atracção turística no seu País, Gregorio Fuentes nasceu em 1897 em Lazarote, nas Ilhas Canárias. O seu pai morreu quando ambos viajavam para Cuba. Fuentes, apenas com seis anos, foi acolhido por outra família, que o levou para Cuba.

O pescador e o escritor conheceram-se em 1928. Dois anos depois, Hemingway contratava Fuentes para ser o cozinheiro e o capitão do seu barco, «Pilar».

Antes de regressar aos EUA em 1960 – um ano antes do seu suicídio -, Hemingway disse ao velho amigo: «toma conta de ti, como sempre soubeste fazer».

Após a morte de Hemingway, Fuentes decidiu doar o barco do escritor ao governo cubano. O barco está agora exposto em frente à casa onde o escritor viveu, perto de Havana.

14-01-2002 11:49:17

Fonte: Diário Digital