Comunicações Rádio

A milhares de milhas de terra, o Hemingway não está só. 

Embora não disponha de um sistema de comunicações via satélite, tipo Inmarsat, o Hemingway leva a bordo equipamento rádio para  funções distintas: HF e VHF, sendo o primeiro para contactos a longa distância e o segundo para curto alcance. 

Os equipamentos de HF (3 a 30 MHz) usam  propagação ionosférica o que lhe permite comunicar para qualquer parte do planeta, desde que as condições de propagação o permitam (MUF, explosões solares, path loss, etc). O Equipamento de VHF (banda marítima 156 MHz) usa outros tipos de propagação bem  mais complexos o que torna variável o alcance da comunicação. Contudo e em mar aberto o seu raio de acção seguro  estima-se em cerca de 50 milhas. De referir que este último equipamento deve permanecer ligado no canal 16 enquanto o barco navega, dado que é a frequência internacional de chamada e emergência.

Na cidade da Horta está um radioamador, que todos os dias perscruta a voz de Genuíno Madruga entre a estática típica das comunicações de HF. Conhecido pelos amigos como Mourinho, dedica algum tempo do seu dia a escutar, em frequências previamente combinadas, as notícias de bordo.

Por este radioamador passam todas as comunicações, de e para bordo do Hemingway.

É assim que o aventureiro recebe notícias da sua terra. É assim que as gentes dos Açores vão sabendo do que  lá longe em alto mar se vai vivendo.

Por vezes algumas outras estações de amador  aparecem na rádio para cumprimentar a coragem de um açoriano que se fez ao mar.