|


ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA
Assunto: Informações sobre o Projecto Escolar
A VOLTA AO MUNDO DE GENUÍNO MADRUGA
A Escola Secundária de Lagoa está a desenvolver um Projecto denominado “A volta ao Mundo de Genuíno Madruga”, com várias turmas do 3º Ciclo e do Secundário.
O grupo de professores que estão a organizar este projecto é constituído por: Luis Machado, Francisco Negalha, Marco Pereira, Cristina Santos e Milena Videira.
Uma das actividades a desenvolver consistirá numa conferência, relativa ao tema do Projecto, a proferir pela esposa do navegador, D. Beatriz Pereira Madruga. Esta conferência realizar-se-á, no anfiteatro desta Escola, na manhã do dia 18 de Fevereiro do corrente ano, pelas 10H30 mn e destina-se a alunos do secundário.
De 17 a 19 de Fevereiro também estará patente, no átrio principal desta Escola, uma exposição, alusiva ao tema, com cartazes produzidos, pelos professores organizadores deste projecto, bem como pelas várias turmas aderentes a este Projecto.
Mais tarde, em princípio em Outubro de 2009, o próprio aventureiro virá à escola para ser o conferencista da actividade a desenvolver na altura.
Será ainda, durante este ano lectivo, produzido um jogo, tipo “jogo da Glória”.
São objectivos deste projecto:
-promover o conhecimento sobre os outros povos e culturas
-divulgar a Volta ao Mundo de Genuíno Madruga (1º navegador
português e 10º a nível mundial, a realizar tal feito)
-promover o espírito de respeito por outras raças e costumes
-aprofundar o conhecimento sobre a Epopeia dos Descobrimentos
Portugueses
-melhorar a capacidade de escrita e síntese dos nossos alunos.
-possibilitar o contacto entre os alunos e os órgãos de Comunicação
Social
-desenvolvimento das capacidades de manipulação de materiais e
construção de cartazes ( “posters”) e na produção dum jogo.
-desenvolver as capacidades de pesquisa e busca, na Internet.
DESCRIÇÃO DA ACTIVIDADE: Os alunos desenvolverão actividades, em várias disciplinas, de exploração e conhecimento relativas a diversas áreas de conhecimento ligadas à realidade duma Volta ao Mundo. Serão desenvolvidas actividades relativas às disciplinas: Matemática (orientação, navegação e logística, etc); História (relativamente aos países onde o navegador aportou e relativamente às “descobertas Portuguesas”, etc); Formação Cívica (respeito pelos outros povos e raças, etc); Português (divulgação deste projecto, quer para a comunidade escolar, quer para a Comunicação Social, etc); Francês e Inglês (os contactos com os outros povos, etc); Geografia (conhecimento e exploração dos locais e países por onde o Genuíno passou, meteorologia, etc); Física e Química (equipamentos existentes a bordo do veleiro, como por exemplo o dessalanizador; previsões meteorológicas, etc); Educação Física (a preparação física e mental para uma odisseia deste tipo, etc), Educação Visual (elaboração de cartazes e posters, decoração do anfiteatro para a realização da conferência) e TIC (utilização da Internet para pesquisa de informação e utilização das “novas tecnologias” para apresentação de trabalhos).
Mais informações poderão ser encontradas na homepage deste mestre – pescador no endereço: www.genuinomadruga.com
Também poderão contactar comigo, pessoalmente, ou para o endereço electrónico: lfbcmmachado@sapo.pt
Lagoa, 20 de Janeiro de 2009
O coordenador do Projecto
(Luís Filipe Mota Machado)
Capitão Madruga
A 3 de julho de 08 Genuíno Alexandre Goulart Madruga, pescador, mestre, armador, navegador solitário, velejador com uma viagem de circum-navegação já feita, foi aceite como membro da Confraria dos Capitães do Cabo Horn. A distinção deve-se ao facto de ter sido o primeiro navegador português a cruzar o Cabo Horn, de leste para oeste em solitário.
Natural do Pico e residente no Faial, onde foi sempre o mais inovador e criativo dos mestres de pesca, Genuíno Madruga, navegando sozinho, num veleiro de série de 11 metros, já deu neste momento uma volta e meia ao mundo no seu “Hemingway”.
A Confraria Chilena dos Caphorniers, ao admiti-lo como membro, está a distinguir a ousadia, a tenacidade e a capacidade marinheira de quem programou a sua segunda viagem à volta do mundo para ser deliberadamente mais difícil do que a primeira.
Pertencer a uma instituição tão restrita como é esta Confraria não é uma situação que esteja ao alcance de muitos. Pertencer a uma Confraria de Marinheiros com estas características, tem para os homens do mar, o mesmo valor que para um cientista ou um historiador tem o pertencer a uma Academia. Genuíno Madruga, navegador homenageado e reconhecido no seu País, é a partir de agora um navegador que começa a ter um reconhecimento internacional de grande valor e qualidade.





|