ir para a pagina inicial
contactos de Genuino e da equipa de apoio
visite a página da primeira viagem
Capítulos Diário de Bordo

1ª Açores -> Cabo Verde

2ª Cabo Verde -> Brasil

3ª Brasil ->Uruguai - Argentina

4ª Argentina - Cabo Horn (Chile)

5ª Cabo Horn - Costa Oeste Chile

6ª Puerto Montt (Chile) - Ilha de Páscoa

7ª Ilha Páscoa - Polinésia - Samoa - Fiji - Vanuatu - Espiritu Santo - Austrália

8ª Austrália - Timor Leste - Indonésia

9ª Indonésia - África Sul

10ª África do Sul - Brasil

11ª Brasil - Açores

Retorno à Ilha
5 de Junho 2009

Meus caros amigos, "oficiais e passageiros" que comigo "viajaram" e viveram  esta extraordinária e inesquecível aventura que foi sem dúvida a II Volta ao Mundo do veleiro Hemingway. Passamos por continentes, países e ilhas, conhecemos outras formas de vida, outras religiões, outros manjares! Visitamos Igrejas, Catedrais, Templos, Sinagogas ou simples "lugares de culto". Ficamos extasiados com originais e cópias perfeitas de grande parte da obra de Paul Gauguin, estivemos mesmo ao lado no "jojo" de Jaques Brel e talvez por uma última vez, com todo o simbolismo e veneração colocamos placa metálica na sua campa assinalando nossa passagem e admiração por tão grande, querido e amado compositor, interprete, actor e também marinheiro que um dia conhecemos no "Peter Cafe Sport". Na Patagónia observamos a Natureza tal como ela é há milhões de anos! Fizemos amigos pelo Mundo e encontramos alguns que não haviamos esquecido... Na Polinésia e por quase todo o Grande Pacífico vimos as mulheres e crianças com flores naturais ornamentando seus cabelos...Em Hiva Oa estivemos na mesma escola onde haviamos estado em 2001 e fomos recebidos em festa! Nas Fiji os amigos Indianos receberam-nos de braços abertos, voltamos à mesma casa, ao templo de Labassa , à plantação de cana de açucar da família da Sarita onde de novo nos ofereceram "cava", comemos da sua comida condimentada e picante...Seguimos sempre Pacífico adentro, nas ilhas Vanuatu visitamos escola indígena feita em bambu mas onde se aprende a ler e escrever. Navegamos pelo mar de coral, passamos o Cabo York e mais uma vez aportamos no grande continente australiano, em Darwin. Lá estavam vagueando pelas ruas os Aborigenas inconfundíveis com os muitos turistas que quase sempre de passagem para parques Naturais (como o de KaKadu que visitamos) fazem desta cidade um sítio importante na área turística. Desta vez estavam criadas condições, visitamos Timor independente, ficamos assim registados como o primeiro Português que navegando em solitário aportou naquele País. Fomos recebidos por Sua Ex. o Senhor Presidente da República Dr. José Ramos Horta. Partimos de Timor deixando por lá muitos e bons amigos. Seguimos para Indonésia, vimos outra cultura outra religião que, embora em Bali maioritariamente Indianos, tem templos e costumes muito diferentes dos das Fiji. Na Ilha de Rodrigues fomos recebidos pelo Senhor Presidente da Assembleia Regional (em 2001 estivemos na assembleia constituinte do Movimento Rodrigues). Ainda nesta ilha de gratas recordações, de boa gente voltamos a ver o Manuel, o Sulim e o deputado nosso amigo Von Mali. Na Maurícia em Port Louis participamos como convidados no Dia Internacional de Luta contra a pobreza e exclusão social, fomos recebidos pelo anterior Presidente da República Senhor Cassan Hasse, e recordam-se daquele domingo, na Praça Central de Port Louis onde escutamos a filarmónica da Polícia...até parecia uma das nossas! Na África do Sul fomos recebidos da melhor forma possível por emigrantes Portugueses, estivemos em seus Clubes e Academias do Bacalhau. Passado que foi novamente o Cabo da Boa Esperança voltamos a ilha de Santa Helena, fomos às casas onde Napoleão esteve, caminhamos por ruas feitas na rocha e voltamos a descer a tal escada dos 700 degraus! Em Fernando de Noronha só estivemos 1 dia porquanto agora aquela ilha com a ajuda de uma "maõzinha verde" de futuro (e já está sendo) será a ilha só dos ricos! Voltamos ao Brasil, a São Luís do Estado do Maranhão. Meus caros amigos a viagem do Hemingway teria ficado incompleta se não tivessemos visitado São Luís. Por fim, voltamos ao mar, tendo como destino o Porto de Lajes na Ilha do Pico onde deveríamos ter chegado passado dia 30 de  Maio (sábado do Espírito Santo). Todavia, mais uma vez tivemos que enfrentar as forças da Natureza, o mastro do Hemingway não resistiu e lá ficou nas profundezas do Atlântico agora parece que tendo por companhia um avião A 330 da Air France.
Caros amigos, "passageiros" deste pequeno e frágil "navio", estando prestes a terminar esta segunda viagem à volta do Mundo, o que irá acontecer Sábado dia 6, quero aqui expressar meu mais sincero agradecimento, de todo o coração, aos meus amigos do Grupo de Apoio, Marco Dutra (responsável pela página da net) José Mourinho (telecomunicações), Dr. Luís Prieto que sábado após sábado pelas ondas da rádio com o programa "Por Todo o Mundo - Na Rota dos Aventureiros" levou um pouco do Mundo aos Açorianos, a minha esposa Beatriz que, vinda do Sul do Brasil, da terra do gado e dos cavalos tão bem soube desempenhar suas novas lides agora ligada ao mar, aos meus filhos Marco e Pedro, ao Luís Machado que fez chegar a diversos jornais e revistas notícias acerca do desenrolar da viagem. Aos escuteiros marítimos ou não que desde a primeira hora estiveram  comigo e aos que conheci pelo Mundo, a Comissão de Honra constituida por pessoas amigas que acreditaram que eu iria conseguir mais esta façanha para os Açores e Portugal. Desejo também mencionar nomes de pessoas amigas que me ajudaram em algum tempo da viagem e começo pelos meus companheiros de pesca José Fernando e Nelso que ficaram trabalhando com a "guernica", Tomás Vieira, Ruben Almeida, António Severino, Sérgio Paixão, Eugénio Leal, António Severino, Vera Melo, Victor Rui Dores, José Amorim Carvalho, Fernando Goulart, José Armindo, coronel Henrique Martins, Luís Cunha, Luís Marques, António Silva Angelo, Luís Marques, Maestro Antero Ávila, Manuel Furtado da Silva, José Serra, Sidónio Bettencourt, André Brandão, Carla Seixas, Arminda Alvernaz, Tomás Gualdino Delgado, Frei Humberto, José Pereira e esposa Elca, Rui Pereira, Clovis, Ricardo e esposa Isa, Arante José Monteiro, professora Rosemary Nascimento, professor Alcides Dutra, professor Joi Alves, Paulo Caminha, Presidente do Município de São José da Terra Firme, Fernando Melquiates Elias e vereador da Cultura Adriano de Brito, Edivaldo Oliveira, enfermeira Fernanda Oliveira e sua Mãe Maria Elizabete Oliveira, Victor Castro e esposa Letícia Cardoso, Família Cardoso, José Sá Marques e família, Maria Coelho Amado de Martin, Raul Martin, Comendador José Maria Amado e família, Daniel Rosa de los Santos, professor Ariel Guadaloup, Wasington Pereira e esposa Modesta, Luís Correia, Secretario da Embaixada de Portugal em Montevideu Jorge Cruz, conselheiro para as Comunidades Portuguesas Luís Panasco e esposa Maria Josefa Alvares, Alfredo Simões e família, professor Daniel e esposa, Natália Oldecop, Cita Torres, Elias de Sousa, João Louro, Manuel Caetano, Pedro Cotrim, Vitor Nunes, Pedro Valador e esposa, Roxanna Selby, Amaro Tavares e esposa Ana, Kai-Walter Evers e esposa, Didier Camalboudou, Danielo Ramsamy, Doutora Maria João Coutinho, Doutora Maria de Fátima Mendes, Consul Geral de Portugal Domingos de Saldanha e Alvim, Embaixador de Portugal em Pretória João Ramos Pinto, Capitão de Fragata Carlos Schmidt e esposa, Contraalmirante Guilhermo José Estevez, filarmónicas Unânime Praiense e Unânime Flamenguense, professores e alunos das Escolas Básicas da Praia do Almoxarife e Capelo.
Um agradecimento muito especial ao Governo Regional dos Açores, à Câmara Municipal da Horta, Associação de Municípios da lha do Pico, Clube Naval da Horta, Mútua dos Pescadores, SEATEC, Dutras Lda, Peter Café Sport, Rádios da ilha do Pico, Rádio Graciosa, Rádio Flores, Rádio Antena 9, Rádio Lumena, Rádio Club Asas do Atlântico, RDP Açores, Jornais Açoriano Oriental, Tribuna das Ilhas. Foram muitos os jornais, Estações de rádio e Televisão para os quais dei entrevistas. Fiz conferências em Universidades, colégios, escolas e Clubes.
As nossas lindas ilhas ficaram mais perto do Mundo e o Mundo ficou mais perto dos Açorianos!
A todos, sinceros desejos que consigam também realizar alguns dos vossos "sonhos". Ao terminar esta viagem, aceitem um grande abraço do vosso capitão que se despede, Genuíno Madruga

voltar ao topo
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

II viagem
patrocinador dutras Lda Site do patrocinador Toshiba patrocinador Seatec Max Sea - marine software AST - global satellite communications patrocinador Mutua dos pescadores Camara municipal da horta site oficial de turismo dos acores site do governo dos acores